Lula Alencar: Além Daqui
Lula Alencar, aqui fotografado ao lado de sua mulher, deixou Natal há pouco mais de 10 anos em busca de profissionalização para a sua arte. Tendo iniciado sua vida musical bem cedo, tocando ainda pivete ao lado do pai e mais tarde em bandas-baile de Natal, assim que conseguiu a maioridade resolveu dar no pé daqui. Acertou! Fugiu do cerco danoso que impera na mente dos patrões e padrões musicais potiguares, buscando condições mais confortáveis e justas para atuar como instrumentista. Com sorte e talento, um dos seus primeiros trabalhos após sua partida se deu na Orquestra Popular de Câmara de São Paulo, substituindo Toninho Ferragutti, um dos maiores acordeonistas brasileiros. Mais tarde acompanhou nomes como Mônica Salmaso, Virgínia Rosa, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Antônio Nóbrega, Zé Renato, Tião Carvalho, entre tantos outros bons nomes da mpb, tendo também gravado com figuras como Chico César, Zélia Duncan, e mais uma infinidade de artistas da cena brasileira e internacional. Mais recentemente vem chegando a hora de Lula se voltar mais para a sua própria produção, pois possui um repertório brindado com sua generosa criatividade, que costuma executar com exímia segurança e um farto sorriso no rosto. Duas de suas músicas integram a trilha sonora da novela global das seis:
Também há poucos dias protagonizou ao lado de outros novos artistas do país o lindo show 'Na Mira da Música Brasileira',
realizado no palco do Auditório Ibirapuera, que contou inclusive com Antônio de Pádua como integrante deste refinado time:
Atualmente morando no litoral paulista, esta terceira semana de julho o filho de seu Zé de Cezário está em Ourinhos,
na outra extemidade do estado, onde participa do XIº festival de música da cidade, ao lado de mestres como
Dominguinhos e Hermeto Pascoal.
Em novembro sua agenda está apontada para a Europa, onde integra a programação do Europália, evento bienal que esse ano vai se dar na Bélgica e que está homenageando a cultura brasileira.
Que o mundo absorva a beleza do seu som, meu irmão.
|