RELISE

foto de Marcelo Casulo                                                                                                      [+ FOTOS]

     Esso está lançando o seu 3º CD, Várzea da Caatinga. O disco, assim intitulado em referência ao nome antigo de sua cidade natal, tem como base percussiva instrumentos tradicionais nordestinos, como o zabumba e o trianglo, e mistura às canções sonoridades mais roqueiras e jazzísticas através da guitarra e piano elétrico. Com o novo trabalho em estúdio, o músico projeta dar início à trilogia rítmica, que inclui ainda um disco de samba e outro de blues, a serem apresentados nessa sequência e até o final da década.

     Nascido no sertão potiguar, Esso iniciou sua carreira musical na capital Natal, onde montou com amigos a banda “Os Quatro”, onde cantou e compôs , entre 1991 e 2001. Após sua atuação na cena roqueira da capital, investiu no intimismo de uma linguagem mais contida e serena em Essência, concerto semielétrico no qual se aproximou de estilos mais rebuscados e apurados, onde predominam os instrumentos acústicos e a postura mais intimista.

     Em São Paulo, entrou numa nova fase de sua trajetória artística, experimentando novas linguagens e modos diferentes de expressão do seu som, em busca de profissionalização para o seu trabalho, e investiu no repertório sutil de Tom Pessoal, projeto com o qual se apresentou nos anos seguintes.

     Bossta Nova (Elephante Registros) é como chamou o seu primeiro CD, que foi lançado oficialmente em abril de 2007 com a estréia do show Instinto Dissonante. A destacar, a interpretação de "Guigue", composta e gravada em Sampa, com a qual participou também da coletânea Musiclube SP, publicada ao lado de Pedro Osmar e outros integrantes do coletivo.

     Tendo sido selecionado pelo projeto Pixinguinha, o músico apresentou em 2009 o álbum "Alma de Poeta", onde musicou textos de diversos autores da literatura potiguar, refletindo a relação entre música e poesia que sempre norteou seu trabalho e que já vem sendo desenvolvido desde sua antiga banda.

     Como integrante da Cooperativa da Música Potiguar (COMPOR), o músico participou de suas atividades artísticas através do show Uníssono (2011/2012), e em 2013 com o mini-show Café Estresse dentro da Mostra Musical da Compor.

     Paralelamente, entre 2011 e 2014 Esso montou com amigos a Raul Seixas Banda Clube, onde releu com originalidade a obra do compositor baiano através do show Tolo de Ouro.


REGISTROS

Mussambê (ep),Elephante Registros - 2021
Várzea da Caatinga, Elephante Registros - 2017
Alma de Poeta, Elephante Registros - 2009
Bossta Nova, Elephante Registros - 2006
Gig (demo), Elephante Registros - 2004
Tom Pessoal, Elephante Registros - 2003
(gravado ao vivo no Supremo Musical / SP)
Essência, Elephante Registros - 2002
(ao vivo, gravado em Natal / RN)

- com OS QUATRO
Vª Feira da Paixão ...e Ensaios
(Boas Novas Produzsons - 1998)
K7 1Q
(Solaris Records, 1997)

Clipe "As Mulheres" (Franklin Mário/Esso A.) - Esso                        [+ VÍDEOS]